A avaliação cognitiva breve (Mini-Cog) no exame de aptidão física e mental do condutor idoso

A brief cognitive evaluation (Mini-Cog) in the examination of physical and mental fitness of elderly drivers

Resumo: O número absoluto de mortes por lesões decorrentes de acidentes de trânsito tem sido crescente no País e os idosos correspondem a 15,8% das vítimas. A avaliação cognitiva pelo médico especialista do tráfego não faz parte do exame de aptidão física para a renovação da carteira. Entre os testes de rastreamento cognitivo está a Avaliação Cognitiva Breve. O Mini-Cog é um teste rápido de triagem, com duração de três minutos, de fácil aplicação, interpretação e pontuação, permitindo a identificação precoce de idosos em fase inicial de demência. Este estudo, com amostra por conveniência com 100motoristas idosos candidatos à renovação da ...

Esse é um conteúdo exclusivo

Conteúdo para médicos associados

Esse conteúdo é restrito para médicos associados da ABRAMET. Se você já é sócio, clique aqui e faça o login usando seu CPF e sua senha pessoal de acesso.

Se você ainda não é sócio, escolha um dos planos abaixo e associe-se agora mesmo.
  • PROFISSIONAL

    Descontos no Clube de Benefícios: socio.abramet.org.br Assessoria Jurídica Desconto em Eventos Assessoria Científica Educação Continuada - EAD Revista ABRAMET Cursos on-line gratuito
O que é a ABRAMET e por que ela é importante

Uma das especialidades de maior expansão no Brasil, a Medicina do Tráfego atua de forma efetiva e direta na prevenção de acidentes com vítimas fatais e sequelas e no fortalecimento de políticas públicas destinadas a reverter os indicadores que tornam o trânsito umas das principais causas de morte no País.

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) é o braço técnico-institucional dessa especialidade médica, que, de um lado, concentra sua atuação na produção de conhecimento técnico e científico sobre os muitos temas associados à interface da saúde com o trânsito; contribuindo para a formação, a qualificação e a atualização permanentes do médico.

De outro, é porta-voz da agenda institucional da especialidade, atuando diretamente no debate e na formulação de ações e políticas públicas de saúde, em diálogo permanente com outras entidades da área médica, da saúde e o poder público, notadamente o Executivo e Legislativo federais.

Compartilhar essa página com amigos: